As suspensões pneumáticas são muito eficazes e a sua resposta sensível proporciona o máximo conforto. No entanto, os seus componentes estão sujeitos ao envelhecimento e precisam de ser substituídos quando a sua função é afetada após anos de trabalho. Os especialistas em suspensão da BILSTEIN fornecem dicas sobre como a substituição pode ser feita em todas as oficinas profissionais.
Abordagem respeitosa é indispensável
“Substituir uma suspensão pneumática não é uma questão trivial. Quando se trata de trocar componentes da suspensão, os mais elevados padrões de segurança e conforto em condução exigem a máxima precisão nos processos de trabalho”, avança a BILSTEIN.
“Mesmo profissionais comprovados são, portanto, respeitosos ao trabalhar em sistemas de suspensão pneumática. Mas vale a pena: as oficinas que dão resposta a sistemas de suspensão pneumática são capazes de explorar novos grupos-alvo e novos potenciais. Se prestar atenção a alguns pontos-chave, poderá realizar o trabalho necessário para uma substituição sem falhas”, garante.
Tomemos como exemplo o Mercedes-Benz Classe E Model T (S 211). “Dependendo do componente e equipamento, o objetivo do trabalho para exposição e substituição pode diferir seriamente. Para o Mercedes-Benz Classe Model T, a BILSTEIN oferece o “módulo de suspensão pneumática B4’ e a ‘suspensão pneumática B3’, que são adequados para a Série 211 com controlo de nível e Airmatic. A suspensão pneumática BILSTEIN B3 (40-076638), por exemplo, é adequada para veículos com controlo de nível”, explica a mesma fonte.
Para a berlina e carrinha da Série 211, está, também, disponível o Airmatic opcional como alternativa ao controlo de nível. “Airmatic é um sistema de suspensão pneumática completa composto por módulos no eixo dianteiro e suspensões separadas (como na versão com controlo de nível). Uma característica especial é o fole da suspensão pneumática no eixo traseiro, fornecido com um reservatório pré cheio. Não podem ser desacoplados, por isso o eixo traseiro completo deve ser removido para substituição”, sublinha.
Instruções de montagem
Para simplificar o processo de trabalho, respeitando as especificações do fabricante, a BILSTEIN inclui instruções de instalação precisas com cada produto de suspensão pneumática, adaptadas à aplicação específica.
“Tal significa que o conhecimento técnico acumulado e décadas de experiência em OE são incorporados, assim como novas descobertas do trabalho prático para oficinas”, refere.
“Além disso”, acrescenta a BILSTEIN, “cada pacote é acompanhado por um boletim de dados que aborda possíveis fontes de falhas e propõe um procedimento seguro e eficaz”.
Mais: “A BILSTEIN oferece um medidor de instalação especial para a Série 211 da Mercedes-Benz, que pode servir como uma alternativa aos dispendiosos dispositivos de medição de ângulos. A diligência da BILSTEIN em eliminar potenciais fontes de erro e otimizar o processo de instalação também é evidente”.